quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Etapas de leitura do romance

Novamente nos permitimos apreciar o texto antes do estudo teórico:


  1. a.
    Quais emoções o texto provoca?

  2. b.
    Há alguma identificação com o contexto atual?


Passemos para uma etapa teórica, isto é, apontando os elementos da narrativa (enredo, narrador, personagens, tempo, espaço). Ao levantarmos a composição estrutural, notamos que há duas linhas narrativas que são desenvolvidas concomitantemente: a de Rodrigo S. M. e a de Macabéa. Esse seria um bom tema para ser explorado.


Enquanto Rodrigo S. M. preocupa-se com o processo de criação e com o ato de escrever, Macabéa – criada por Rodrigo – percorre as ruas da cidade grande, numa tentativa frustrada de integração. Temos uma relação entre a metalinguagem e a narrativa propriamente dita.

A Palavra: matéria-prima da Literatura

O processo de criação discutido por Rodrigo S. M.:


Sim, mas não esquecer que para escrever não-importa-o-quê o meu material básico é a palavra. Assim é que esta história será feita de palavras que se agrupam em frases e destas se evola um sentido secreto que ultrapassa palavras e frases. (p. 14)

As palavras são sons transfundidos de sombras que entrecruzam desiguais, estalactites, renda, música transfigurada de órgão. (p. 16)

Ou seja, a matéria-prima da Literatura é a palavra, conforme nos ensinam Wellek e Warren.


Toda vida de Macabéa é um não. O narrador não poupa a personagem em nenhum momento, nem mesmo no final, quando, esperançosa com os dizeres da cartomante, ela sai pela rua e morre atropelada. Ironicamente, é seu único momento de glória, em que outras pessoas passam a notar sua presença. Temos, no processo de construção da personagem, indícios de seu destino:


(...) que ela era incompetente. Incompetente para a vida. Falta-lhe o jeito de se ajeitar. Só vagamente tomava conhecimento da espécie de ausência que tinha de si em si mesma. Se fosse criatura que se exprimisse, diria: o mundo é fora de mim, eu sou fora de mim. (p. 24)


Adequação do ensino de Literatura à série escolar

A obra de Clarice Lispector pode ser estudada nas 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Como é uma obra frequentemente indicada para exames vestibulares, talvez seja interessante compor uma sugestão para a análise crítica.


Vale lembrar que o professor tem autonomia para fazer suas escolhas. E as leituras propostas aqui não são estanques, bem como a metodologia aplicada para a atividade. O que pretendemos destacar é a importância do professor para o planejamento das aulas e acreditamos que a análise e interpretação que fazemos das obras literárias são fundamentais para que a atividade de leitura de textos literários se torne significativa para o aluno.



Saber apreciar o universo mágico da Literatura, sem dúvida, é um caminho para a formação do leitor de textos literários, aprendizado que o aluno levará para a vida.
















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