Etapas de leitura do romance
Novamente nos permitimos apreciar o texto antes do estudo teórico:
- a.Quais emoções o texto provoca?
- b.Há alguma identificação com o contexto atual?
Passemos para uma etapa teórica, isto é, apontando os elementos da narrativa (enredo, narrador, personagens, tempo, espaço). Ao levantarmos a composição estrutural, notamos que há duas linhas narrativas que são desenvolvidas concomitantemente: a de Rodrigo S. M. e a de Macabéa. Esse seria um bom tema para ser explorado.
A Palavra: matéria-prima da Literatura
O processo de criação discutido por Rodrigo S. M.:
Ou seja, a matéria-prima da Literatura é a palavra, conforme nos ensinam Wellek e Warren.
Toda vida de Macabéa é um não. O narrador não poupa a personagem em nenhum momento, nem mesmo no final, quando, esperançosa com os dizeres da cartomante, ela sai pela rua e morre atropelada. Ironicamente, é seu único momento de glória, em que outras pessoas passam a notar sua presença. Temos, no processo de construção da personagem, indícios de seu destino:
Adequação do ensino de Literatura à série escolar
A obra de Clarice Lispector pode ser estudada nas 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Como é uma obra frequentemente indicada para exames vestibulares, talvez seja interessante compor uma sugestão para a análise crítica.
Vale lembrar que o professor tem autonomia para fazer suas escolhas. E as leituras propostas aqui não são estanques, bem como a metodologia aplicada para a atividade. O que pretendemos destacar é a importância do professor para o planejamento das aulas e acreditamos que a análise e interpretação que fazemos das obras literárias são fundamentais para que a atividade de leitura de textos literários se torne significativa para o aluno.
Saber apreciar o universo mágico da Literatura, sem dúvida, é um caminho para a formação do leitor de textos literários, aprendizado que o aluno levará para a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário