quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Finalizando

Há vários caminhos possíveis para a leitura do texto literário, percorremos apenas alguns. Parece-nos que para nós, educadores, o mais importante é nos colocarmos também como leitores. Se não alcançamos o prazer da leitura do texto literário, torna-se difícil apontar a beleza e os questionamentos presentes na Literatura. O texto literário é mais aberto e lacunar, conforme nos apontam Brandão e Micheletti; exige maior participação do leitor. Além disso:


A literatura é um discurso carregado de vivência íntima e profunda que suscita no leitor o desejo de prolongar ou renovar as experiências que veicula. Constitui um elo privilegiado entre o homem e o mundo, pois supre as fantasias, desencadeia nossas emoções, ativa o nosso intelecto, trazendo e produzindo conhecimento. Ela é criação, uma espécie de irrealidade que adensa a realidade, tornando-nos observadores de nós mesmos. Ler um texto literário significa entrar em novas relações, sofrer um processo de transformação. (BRANDÃO; MICHELETTI, 1997)

Vale ressaltar que tudo depende do momento pedagógico, dos objetivos a ser atingidos, das expectativas dos educadores e dos educandos em relação ao universo literário. O que não podemos perder é o direito que temos à Literatura, conforme defende A. Candido.

Bibliografia

  • BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito de leitura. 6.ed. São Paulo: Ática, 1995.
  • BRANDÃO, H. N.; MICHELETTI, G. “Teoria e prática de leitura”. In: Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1997.
  • CANDIDO, A. Vários escritos. 3.ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
  • FREIRE, P. A importância do ato de ler. 25.ed. São Paulo: Cortez, 1991.
  • LAJOLO , M. O que é Literatura. São Paulo: Nova Cultural/Brasiliense, 1986.
  • LISPECTOR, C. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
  • MARTINS, M. H. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1995.
  • MICHELETTI, G. “A leitura como construção do texto e construção do real”. In: Leitura e construção do real. São Paulo: Cortez, 1999.
  • TODOROV, T. A Literatura em perigo. 2.ed. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
  • WELLEK, R.; WARREN, A. Teoria da Literatura. 5.ed. Lisboa: Europa, 1949.

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