domingo, 19 de fevereiro de 2012

Novas tecnologias de informação e comunicação e o ensino da língua


Transformações nas sociedades por meio das tecnologias

Para compreender melhor as novas tecnologias, é necessário voltar ao tempo para entender como o mundo veio se transformando. O homem, na luta pela sobrevivência e em busca de soluções para seus problemas, foi produzindo e reproduzindo formas, modificando a natureza e, consequentemente, as relações de si mesmo com o mundo. As tecnologias que criou – da roda até o computador – geraram grandes transformações na maneira de se comportar e de se comunicar, produzindo meios para que essa comunicação se realizasse de forma mais satisfatória.
Esse desenvolvimento acelerado das tecnologias provocou o surgimento de aparelhos sofisticados e da informatização de serviços. Esses meios vêm gerando, desde meados do século XX, novas relações econômicas e culturais em diversas áreas como saúde, administração, comunicação, entre outras.

Em 1946, por exemplo surgiu um projeto que revolucionou no mundo o primeiro computador totalmente eletrônico e digital de aplicação geral - o ENIAC. Ele era tão grande que pesava 30 toneladas e média 5,50 metros de altura e 25 metros de altura, contava com 70 mil resistores e de 17.468 a 18.000 válvulas a vácuo, ocupando a área de um ginásio desportivo (180 metro quadrado de área construída). Tom Forester disse que, quando acionaram pela primeira vez ENIAC, ele consumiu tanta energia que as luzes de Filadélfia piscaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário