TICs e a educação
Como vimos, o advento das tecnologias da informação e comunicação tem influenciado os modos de fazer, aprender e ensinar. Os educadores se encontram em meio a um “turbilhão” de informações a partir das quais buscam conduzir as suas ações pedagógicas.
Ao mesmo tempo em que tentam assimilar as exigências sociais impostas pela nova Era, eles procuram traduzi-la didaticamente a seus alunos na tentativa de prever um futuro "quase que imprevisível". No entanto, os educadores muitas vezes se sentem inseguros para exercerem a função nesse novo perfil, pois não receberam formação profissional nem tampouco vivenciaram, como alunos, nada parecido com o que está sendo exigido nesse momento.
Ao mesmo tempo em que tentam assimilar as exigências sociais impostas pela nova Era, eles procuram traduzi-la didaticamente a seus alunos na tentativa de prever um futuro "quase que imprevisível". No entanto, os educadores muitas vezes se sentem inseguros para exercerem a função nesse novo perfil, pois não receberam formação profissional nem tampouco vivenciaram, como alunos, nada parecido com o que está sendo exigido nesse momento.
Cabe ressaltar que novas habilidades também estão sendo exigidas da escola e essa deve superar os antigos modelos pedagógicos ou adaptá-los à era da informação. Atuais ambientes educacionais e suas modernas perspectivas de ensino e ferramentas tecnológicas apresentam uma nova ordem na prática pedagógica, que divide opiniões e gera polêmicas sobre a sua verdadeira eficiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário