domingo, 19 de fevereiro de 2012

Como utilizar as TICs no ensino de Língua Portuguesa?

Leitura - por possuir opções de interação e facilidade de pesquisas, a possibilidade de leitura por meio da internet torna-se mais atraente. O hipertexto favorece um movimento de leitura mais significativo. Enquanto se lê pode-se buscar mais dados que o auxiliem na ampliação do conhecimento a respeito do assunto tratado. Por exemplo se o aluno está lendo uma aventura que acontece em Milão, pode, sem sair de casa de onde está, buscar mais informações sobre a cidade; ou então, se o leitor participa de uma comunidade virtual, ele pode trocar ideias com outros leitores ou até mesmo com o autor do texto, devido as facilidades de comunicação que essa mídia favorece.

Literatura - há atualmente, uma grande oferta de obras literárias digitalizadas. Podemos encontrar também poemas declamados e várias informações a respeito das obras e de seus autores e dos períodos históricos em que cada obra está contextualizada. A facilidade de pesquisa oferecida pela internet faz com que o aluno possa conhecer uma vaiedades de generos de textos ou várias leituras do mesmo assunto.

Escrita - as possibilidades de correção e reescrita que o editor do texto fazem com que o trabalho de prodição de texto, se torne mais atraente para o aluno. Se quando escreve manualmente o aluno é obrigado a reescrever todo o texto caso queira remover algum parágrafo ou fazer correções, por meio do computador ele pode utilizar recursos que facilitam muito a organização do pensamento. Além disso, o autor pode realizar pesquisas para captar conteúdos que auxiliem na expressão de suas ideias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário