quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Nas trilhas da Literatura

Mas, então, como construir esse caminho?

É construí-lo, permitindo que o aluno continue a “procurar nas obras que lê aquilo que pode dar sentido à sua vida” (TODOROV, 2009) e estabelecer relações com os contextos literário, histórico, cultural, sem reduzir sua leitura a um apanhado de informações.


O que mais importa para o estudo da Literatura é a própria Literatura. Ensinar Literatura é, nesse sentido, estudar as obras literárias. Antes, é importante situar o ensino da Literatura ao longo da vida escolar.


Etapas apresentadas no Currículo de Língua Portuguesa Ciclo II e Ensino Médio:


Os textos narrativos, prescritivos e argumentativos são trabalhados ao longo do Ciclo II. As sugestões para o conteúdo são:

  • 5ª série (6º ano): crônica;
  • 6ª série (7º ano): textos jornalísticos;
  • 7ª série (8º ano): anúncio publicitário;
  • 8ª série (9º ano): textos argumentativos.

O ensino de Literatura está presente efetivamente no Ensino Médio:

  • 1ª série: poema; conto tradicional; crônica; teatro; cordel;
  • 2ª série: poema; conto; romance, comédia de costumes; conto fantástico;
  • 3ª série: prosa e poesia modernas; romance de tese; poema e denúncia social; teatro contemporâneo.

O conteúdo contempla o estudo das características de cada gênero, bem como a comparação entre os gêneros e suas transformações.


Destacamos a importância dos 3º e 4º bimestres da 3ª série, porque são destinados à análise crítica do texto literário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário