Nas trilhas da Literatura
Mas, então, como construir esse caminho?
É construí-lo, permitindo que o aluno continue a “procurar nas obras que lê aquilo que pode dar sentido à sua vida” (TODOROV, 2009) e estabelecer relações com os contextos literário, histórico, cultural, sem reduzir sua leitura a um apanhado de informações.
O que mais importa para o estudo da Literatura é a própria Literatura. Ensinar Literatura é, nesse sentido, estudar as obras literárias. Antes, é importante situar o ensino da Literatura ao longo da vida escolar.
Etapas apresentadas no Currículo de Língua Portuguesa Ciclo II e Ensino Médio:
Os textos narrativos, prescritivos e argumentativos são trabalhados ao longo do Ciclo II. As sugestões para o conteúdo são:
- 5ª série (6º ano): crônica;
- 6ª série (7º ano): textos jornalísticos;
- 7ª série (8º ano): anúncio publicitário;
- 8ª série (9º ano): textos argumentativos.
O ensino de Literatura está presente efetivamente no Ensino Médio:
- 1ª série: poema; conto tradicional; crônica; teatro; cordel;
- 2ª série: poema; conto; romance, comédia de costumes; conto fantástico;
- 3ª série: prosa e poesia modernas; romance de tese; poema e denúncia social; teatro contemporâneo.
O conteúdo contempla o estudo das características de cada gênero, bem como a comparação entre os gêneros e suas transformações.
Destacamos a importância dos 3º e 4º bimestres da 3ª série, porque são destinados à análise crítica do texto literário.
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