O que é leitura?
Segundo M. H. Martins, a leitura não se realiza como mera atividade de decodificação do código linguístico. Ler é ir muito mais além dos sinais gráficos, pois “certamente aprendemos a ler a partir do nosso contexto pessoal” (1995), isto é, nossas experiências de vida, nossa interação com o ambiente social e cultural determinam a apreensão das mensagens.
Na verdade, o leitor preexiste à descoberta do significado das palavras escritas; foi-se configurando no decorrer das experiências de vida, desde as mais elementares e individuais às oriundas do intercâmbio de seu mundo pessoal e o universo social e cultural circundante (MARTINS, M. H., O que é leitura, São Paulo: Brasiliense, 1995).
Nessa perspectiva, o conceito de leitura amplia-se, pois não se trata apenas de textos, mas da “leitura do mundo”, conforme ressalta P. Freire. É por isso que:
Por isso, a leitura de qualquer texto – verbal e não verbal – nos permite vivenciar outras experiências, ativando um movimento de reconstrução do mundo.
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