quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

FEVEREIRO/2012

METODOLOGIA DO ENSINO DE LITERATURA

O que é leitura?

Segundo M. H. Martins, a leitura não se realiza como mera atividade de decodificação do código linguístico. Ler é ir muito mais além dos sinais gráficos, pois “certamente aprendemos a ler a partir do nosso contexto pessoal” (1995), isto é, nossas experiências de vida, nossa interação com o ambiente social e cultural determinam a apreensão das mensagens.


Na verdade, o leitor preexiste à descoberta do significado das palavras escritas; foi-se configurando no decorrer das experiências de vida, desde as mais elementares e individuais às oriundas do intercâmbio de seu mundo pessoal e o universo social e cultural circundante (MARTINS, M. H., O que é leitura, São Paulo: Brasiliense, 1995).


Nessa perspectiva, o conceito de leitura amplia-se, pois não se trata apenas de textos, mas da “leitura do mundo”, conforme ressalta P. Freire. É por isso que:



a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura da primeira não possa prescindir da continuidade da leitura da segunda. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das reações entre texto e contexto (FREIRE, P., A importância do ato de ler. 25.ed. São Paulo: Cortez, 1991).
Por isso, a leitura de qualquer texto – verbal e não verbal – nos permite vivenciar outras experiências, ativando um movimento de reconstrução do mundo.

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