domingo, 19 de fevereiro de 2012

Importante ressaltar

O ambiente virtual pode proporcionar um universo infinito de possibilidades de pesquisa e de consulta; todavia, nem toda informação encontrada provém de fonte confiável, pois, como qualquer pessoa pode postar conteúdo na Internet, nem sempre o que está dito é de fato verdadeiro.

Ensinar os alunos a verificar a veracidade das informações pesquisando a fonte é uma obrigação dos professores. Apontar exemplos de conteúdos falsos é a melhor maneira de fazer com que os alunos tenham consciência do que encontram no ambiente virtual. Indicar sites que possuam informações confiáveis, como sites oficiais, facilita a pesquisa do aluno.

Os professores precisam estar atentos em utilizar o computador de forma coerente e reflexiva. Para que isso ocorra, é imprescindível construir um caminho de formação docente que os leve a se apropriarem dos conceitos tecnológicos e a fazerem uso deles de forma construtiva, criativa e crítica.

Segundo Perrenoud (2000, p.128), é necessário formar senso crítico, pensamento hipotético e dedutivo; desenvolver as faculdades de observação e de pesquisa, a imaginação; desenvolver a capacidade de memorizar e de classificar a leitura, de analisar textos e imagens, de representar redes, procedimentos e estratégias de comunicação. O professor é um agente multiplicador do processo educativo. Portanto, para que os alunos sejam bem formados, os professores devem estar bem capacitados. Para isso, é preciso investir na formação do professor, propiciando o desenvolvimento de sua capacidade crítica, reflexiva e criativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário