domingo, 19 de fevereiro de 2012

Redefinindo papéis

Eis o grande dilema da maioria dos educadores: espera-se que cada um construa comunidades de aprendizagem, se aproprie de metodologias adequadas ao desenvolvimento das capacidades de inovação, mude sua prática tendo em vista o futuro, seja catalisador da sociedade do conhecimento e promova a democracia pública. Tudo isso num momento em que o conhecimento, as informações, os papéis sociais e a própria cultura educacional estão em constante movimento de mudança. Na busca por metodologias de aprendizagem, observa-se que não há um padrão e a formação do professor para as novas exigências de ensino e de aprendizagem se apresenta como um grande desafio para a educação da nova era.


Nesse contexto, é possível constatar que as singularidades dos indivíduos e das circunstâncias criadas e recriadas a cada momento exigem diferentes ações do educador, assim como muitos elementos técnicos e humanos interferem nessa nova prática. A familiarização com as tecnologias e as diversas possibilidades dos ambientes não garantem o desenvolvimento do aluno e o papel do professor como mediador ganha novas dimensões, as quais devem ser definidas aos poucos.
Para saber mais: assista a entrevista dada pela professora Elizabeth Almeida no Congresso do Educarede em 2009.

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