quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Finalizando para começar

Vale relembrar que, no Ensino Médio, é importante ultrapassar a subjetividade do educando para situar teoricamente o texto literário, mas principalmente estabelecer de forma mais consciente as relações entre o texto e o mundo.


Nos anos iniciais, quando a criança está começando seu percurso pela Literatura através da Literatura Infantil, é importante dar voz à criança; permitir que ela tire do texto as ideais e emoções que lhe despertam. Obviamente, esse conto de Machado de Assis não é adequado para determinada faixa etária. Isso significa dizer que é necessário respeitar as fases de desenvolvimento emocional e cognitivo para a formação do leitor de textos literários.


Lembre-se de que o professor tem autonomia para selecionar a obra literária e propor estratégias diferenciadas para cada uma. É possível, inclusive, dar várias indicações e permitir que o aluno faça sua escolha.


A leitura do poema “Ou isto ou aquiloLink externo, de Cecília Meireles, disponível no site da Revista Agulha, traz um movimento lúdico, construído a partir da sonoridade, muito apropriado para a leitura em turmas do Ensino Fundamental (Ciclo II), e, ao mesmo tempo, apresenta os conflitos gerados pelas escolhas que precisamos fazer durante a vida.


"É uma grande pena que não se possa

Estar ao mesmo tempo em dois lugares!"

"Ou guardo o dinheiro e não compro o doce

Ou compro o doce e não guardo o dinheiro."



Nenhum comentário:

Postar um comentário