Diferença entre tipos e gêneros textuais – por que é importante entender os conceitos
Sabemos que nosso trabalho com a leitura, a compreensão e a produção escrita têm como objetivo primordial o desenvolvimento de habilidades no aluno que lhe permitam ser capaz de usar cada vez mais de recursos da língua, para produzir adequadamente efeitos de sentido a cada situação específica de interação humana. Por isso, devemos apresentar e trabalhar com os alunos os tipos e os gêneros textuais que fazem parte do cotidiano.Nesse sentido, faz-se necessária uma conceitualização de gênero e tipologia textual para melhor compreensão do professor em seu fazer pedagógico. É importante considerarmos a diferença entre gênero textual e tipologia textual para que você, professor(a), direcione esse trabalho de forma significativa.
Observamos que na escola a diferença entre tipos e gêneros textuais ainda não está clara tanto para alunos quanto para professores. Para definir esse aspecto teórico e terminológico, valemo-nos de estudos de Marcuschi (2005) para ajudá-lo(a) a refletir sobre isso.
Diferença entre tipos e gêneros textuais segundo Marcuschi
Para Marcuschi, os livros didáticos tratam o termo ‘tipo de texto’ de maneira equivocada. Por exemplo, para ele, uma carta pessoal não é um tipo de texto, mas um gênero textual em que se realizam os tipos, ou seja, a carta pode apresentar as tipologias descrição, injunção, exposição, narração e argumentação.
Assim, para o autor:
GÊNERO TEXTUAL : é uma noção vaga para indicar os textos materializados encontrados no dia a dia e que apresentam características sociocomunicativas definidas pelos conteúdos, pela propriedades funcionais, pelo estilo e pela composição própria.
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