quarta-feira, 5 de outubro de 2011

TIPOLOGIA TEXTUAL

Diferença entre tipos e gêneros textuais – por que é importante entender os conceitos

Sabemos que nosso trabalho com a leitura, a compreensão e a produção escrita têm como objetivo primordial o desenvolvimento de habilidades no aluno que lhe permitam ser capaz de usar cada vez mais de recursos da língua, para produzir adequadamente efeitos de sentido a cada situação específica de interação humana. Por isso, devemos apresentar e trabalhar com os alunos os tipos e os gêneros textuais que fazem parte do cotidiano.Nesse sentido, faz-se necessária uma conceitualização de gênero e tipologia textual para melhor compreensão do professor em seu fazer pedagógico. É importante considerarmos a diferença entre gênero textual e tipologia textual para que você, professor(a), direcione esse trabalho de forma significativa.

Observamos que na escola a diferença entre tipos e gêneros textuais ainda não está clara tanto para alunos quanto para professores. Para definir esse aspecto teórico e terminológico, valemo-nos de estudos de Marcuschi (2005) para ajudá-lo(a) a refletir sobre isso.

Diferença entre tipos e gêneros textuais segundo Marcuschi

Para Marcuschi, os livros didáticos tratam o termo ‘tipo de texto’ de maneira equivocada. Por exemplo, para ele, uma carta pessoal não é um tipo de texto, mas um gênero textual em que se realizam os tipos, ou seja, a carta pode apresentar as tipologias descrição, injunção, exposição, narração e argumentação.

Assim, para o autor:



É um termo que deve ser usado para designar uma espécie de sequência teoricamente definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas) (2005, p. 22). Cada tipo possui pistas linguístico-discursivas características e sequências linguísticas que são norteadoras. Assim, o termo "tipo textual" ou sequência textual faz referência a construções linguísticas específicas que caracterizam determinado texto.

GÊNERO TEXTUAL : é uma noção vaga para indicar os textos materializados encontrados no dia a dia e que apresentam características sociocomunicativas definidas pelos conteúdos, pela propriedades funcionais, pelo estilo e pela composição própria.

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