quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Modulo TIPOLOGIA TEXTUAL

Para começo de conversa

Há muito tempo estudiosos e professores discutem como se trabalhar textos na escola. Essa não é uma tarefa fácil, já que constantemente nos deparamos com a resistência de nossos alunos em relação à leitura e à produção textual. Para muitos estudantes, expressar ideias oralmente é muito natural, mas o ato de reproduzir essas ideias na forma de texto escrito representa uma verdadeira tortura.
Para minimizar a resistência e a aflição do aluno demonstrada na segunda imagem, a ação de ensinar não pode se constituir em uma mera transmissão ou simplificação do saber científico; o ensinar deve estar comprometido com o aprender, transformando esse saber científico em conteúdo de ensino para que o aluno o assimile. Nesse sentido, o professor deve preconizar os processos de ensino e de aprendizagem centrados na problematização de situações capazes de instigar o aluno à reflexão, propiciando-lhe a aprendizagem por compreensão, já que este procurará elaborar sínteses cognitivas (saber aprendido).
COMO SE TRABALHA TEXTOS - " Uma unidade linguística concreta (perceptível pela visão ou audição) que é tomada pleos usuários (falante, escritor, leitor) em uma situação comunicativa específica, como uma unidade de sentido preenchendo uma ação comunicativa reconhecível e reconhecida independente da sua extensão". Nesse sentido, os textos têm a função de intermediar a comunicação entre os usuários da língua que se apoderam deles nas mais variadas situações das práticas de linguagem, com múltiplos propósitos que é tomada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário