quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Modulo TIPOLOGIA TEXTUAL - II

O trabalho com o texto – o centro da aula de Língua Portuguesa

Conforme o Currículo do Estado (2008, p. 43):

É necessário saber lidar com os textos nas diversas situações de interação social. É essa habilidade de interagir linguisticamente por meio de textos, nas situações de produção e recepção em que circulam socialmente, que permite a construção de sentidos, desenvolvendo a competência discursiva e promovendo o letramento. O nível de letramento é determinado pela variedade de gêneros textuais que a criança ou o adulto reconhecem.
De acordo com a citação, o centro da aula de Língua Portuguesa é o texto. Mas o que isso significa realmente?

Significa dar um tratamento ao ensino, cujo foco passa a ser “o texto em seu funcionamento e em seu contexto de produção/leitura, evidenciando as significações geradas mais do que as propriedades formais que dão suporte a funcionamentos cognitivos” (BRANDÃO, 2001, p. 10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário