domingo, 9 de outubro de 2011

Modulo TIPOLOGIA TEXTUAL - Dissertativo

Dissertar é expor ideias a respeito de um determinado assunto. É discutir essas ideias, analisá-las e apresentar provas que justifiquem e convençam o leitor da validade do ponto de vista de quem as defende.Dissertar é um exercício cotidiano utilizado toda vez que se discute com alguém, tentando fazer valer a opinião sobre qualquer assunto — por exemplo, futebol, política etc.


A capacidade de reflexão, pensar, é uma prática permanente da nossa condição de seres sociais, cujas ideias são debatidas e veiculadas por meio da comunicação linguística. Portanto, dissertar é analisar de maneira crítica situações diversas, questionando a realidade e nossas posições diante dela.Temos notado, no desenvolvimento de nossos alunos, que o principal empecilho em seus desempenhos na produção de textos argumentativos é a incapacidade de selecionar, organizar e relacionar argumentos, fatos e opiniões em relação ao tema que lhe é proposto; ou seja, as maiores dificuldades incidem na inconsistência da argumentação.


Conforme Currículo de Língua Portuguesa, para o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries (6º a 9º anos), o professor deve propor a produção de textos dissertativos desde a 5ª série, na modalidade oral, em forma de comentários para apreciação e emissão de opiniões, passando pela dissertação argumentativa nas demais séries. Quanto à estrutura básica desse tipo de texto, deve ser mais bem desenvolvida a partir da 8ª série (9º ano).

Isso está contemplado no Caderno do Professor da 8ª série (9º ano), volume 3, página 9, nos conteúdos gerais do 3º bimestre: reconhecimento da estrutura dos gêneros e da tipologia argumentativa, no gênero “texto de opinião”.












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