domingo, 2 de outubro de 2011

Como ensinar a ler

Por fim, para ensinar leitura deve-se levar o aluno a:

  • Localizar informações (postas, pressupostas e subentendidas) em um texto.
  • Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
  • Inferir uma informação implícita em um texto.
  • Identificar o tema do texto.
  • Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
  • Interpretar um texto com auxílio de material gráfico diverso (tabelas, gráficos, figuras etc.).
  • Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
  • Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e que será recebido.
  • Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando as repetições ou substituições que garantem a progressão textual.
  • Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
  • Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
  • Estabelecer relações lógico-discursivas marcadas por sequencializadores.
  • Identificar efeitos de ironia ou humor.
  • Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
  • Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário