Como ensinar a ler
Por fim, para ensinar leitura deve-se levar o aluno a:
- Localizar informações (postas, pressupostas e subentendidas) em um texto.
- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
- Inferir uma informação implícita em um texto.
- Identificar o tema do texto.
- Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
- Interpretar um texto com auxílio de material gráfico diverso (tabelas, gráficos, figuras etc.).
- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e que será recebido.
- Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando as repetições ou substituições que garantem a progressão textual.
- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
- Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
- Estabelecer relações lógico-discursivas marcadas por sequencializadores.
- Identificar efeitos de ironia ou humor.
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
- Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário