domingo, 2 de outubro de 2011

Modulo cont. COesão Textual Na charge

Vale ressaltar dois tipos de coesão relevantes ao estudo da charge: a endofórica e a exofórica. Acredita-se que esse gênero não se apóie apenas no primeiro tipo e utilize ainda o segundo.
Na coesão exofórica, a remissão exige um referente extratextual, não recuperável na superfície explícita do texto e, sim, no contexto-situacional por meio de inferências. Segundo Koch (1990, p. 20), na coesão exofórica, o referente está fora do texto, enquanto na coesão endofórica o referente
se acha expresso no próprio texto. Neste último caso, se o referente precede o item coesivo, tem-se a anáfora; se vem após, a catáfora. A autora apresenta um diagrama abaixo em que esses
conceitos são organizados didaticamente:
REFERÊNCIA - Situacional Coesão exóforica - textual coesão endofórica- Anáfora( ao que precede ) - Catafora - (ao que se segue)
ANÁLISE
Cabe verificar a presença dos mecanismos coesivos no gênero, visando observar a contribuição desse fenômeno para o humor e para a crítica. Para isso, serão analisadas charges retiradas
dos quatro principais jornais do Rio de Janeiro, no dia 01/03/2006: O Globo, O Dia, Jornal do Brasil e Extra. Precede-se ao exame um breve comentário explicativo sobre o contexto social, que visa ambientar o momento vivido durante a produção das charges.
Contexto social das charges do dia 01/03/2006
Fim do carnaval e início das preparações para as novas eleições presidenciais. Além disso, o tema da corrupção do mensalão ainda está em voga. Caruso, O Globo





O emprego do dêitico1 “agora” remete ao momento de enunciação da charge, o que é bastante comum nesse gênero, cuja principal característica é o traço circunstancial. Essa partícula
temporal é posta em equivalência a um nome “cinzas”, que exige todo um conhecimento de mundo, no âmbito conotativo. Além disso, trata-se de um nome ambíguo, já que remete a dois campos semânticos: o carnaval, referindo-se à quarta-feira de cinzas, portanto fim do carnaval, e à política, correspondendo ao fim da carreira política dos personagens. No primeiro plano do texto, está a caricatura do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu acusado de ser o responsável pelo mensalão.

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