O trabalho com o texto – implicações
Isso implica, por sua vez, uma visão de falante/ouvinte/leitor/produtor de textos, preconizada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, como usuário eficaz e competente da linguagem oral e escrita, imerso em práticas sociais e em atividades de linguagem letradas que, em diferentes situações comunicativas, utiliza-se dos gêneros do discurso para construir ou reconstruir os textos que ouve, lê ou produz. Nessa perspectiva, a escola deveria capacitar o aluno para a convivência e o reconhecimento das variedades de texto que circulam no meio em que vive. Isso porque entendemos que a principal função do texto é a interlocução e que a sua abordagem, portanto, deve reconhecer as diversidades existentes em tipos de textos, as características que os formam e o contexto em que eles são usados.
ESCLARECIMENTOS: É importante dizer que há um uso indistinto dos termos tipos, espécies, modos, modalidades para fazer a classificação textual. A orientação dos PCNLP evidencia a relevância do conhecimento do professor acerca dessas terminologias textuais.
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