quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Parte III - MOdulo TIPOLOGIA TEXTUAL

O trabalho com o texto – implicações

Isso implica, por sua vez, uma visão de falante/ouvinte/leitor/produtor de textos, preconizada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, como usuário eficaz e competente da linguagem oral e escrita, imerso em práticas sociais e em atividades de linguagem letradas que, em diferentes situações comunicativas, utiliza-se dos gêneros do discurso para construir ou reconstruir os textos que ouve, lê ou produz. Nessa perspectiva, a escola deveria capacitar o aluno para a convivência e o reconhecimento das variedades de texto que circulam no meio em que vive. Isso porque entendemos que a principal função do texto é a interlocução e que a sua abordagem, portanto, deve reconhecer as diversidades existentes em tipos de textos, as características que os formam e o contexto em que eles são usados.

ESCLARECIMENTOS: É importante dizer que há um uso indistinto dos termos tipos, espécies, modos, modalidades para fazer a classificação textual. A orientação dos PCNLP evidencia a relevância do conhecimento do professor acerca dessas terminologias textuais.

UMA CURIOSIDADE:O trabalho com textos em sala de aula ganhou um enfoque especial no momento em que os PCNs de Língua Portuguesa evidenciaram a sua importância. Concomitantemente com a proposta de leitura e produção de textos, surge a necessidade de se trabalhar os gêneros discursivos e textuais.

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