domingo, 23 de outubro de 2011

O trabalho com o texto sob a ótica do Currículo de Língua Portuguesa

Vamos relembrar o que diz o Caderno de Língua Portuguesa sobre esse assunto?

Partindo dos dois pontos de vista que serão considerados ao tratar de texto, os materiais do professor e do aluno são organizados a partir do seguinte eixo:
ENSINO FUNDAMENTAL II - 1ª e 2ª bimestre - tipologias textuais e gêneros textuais , 3ª e 4ª bimestre, text, discurso e história.
Na etapa da tipologia textual, o objetivo principal, tendo em vista os conteúdos é a compreensão de que diferentes textos rtealizados em diferentes linguagens podem nas situações reais de comunicação apresntar uma forma de organização interna semelhante.
Já com relação aos gêneros textuais, o objetivo principal é apresentar o texto e suas especificidades funcionais, conforme as exigências das situações de cominicação nas quais são construídas. Nas unidades do Currículo da Língua Portuguesa que tram de discurso e história, a organização tipológica, principalmente do gênero textual , esta relacionada diretamente com os valores sociais que orientaram sua constituição, em um determinado momento histórico.
A partir dessas premissas, são apresentadas quatro grandes discursos para o estudo: o publicitário, o jornalítico, artístico, o político. Saiba mais: Leia a grade dos conteúdos páginas 48 a 57 do Currículo de língua Portuguesa.
ENSINO MÉDIO: Os conteúdos são organizados em quatro campos de estudo: linguagem e sociedade, leitura e expressão escrita, funcionamento da língua, produção e compreensão oral.
Linguagem e sociedade - análise princiaplamente externa da língua e da literatura em sua dimensão social como instituição.(pág. 59)
Produção e compreensão oral - estudos das cracterísticas dos gêneros textuais desde de um lugar de receptor ou produtor de materialidade escrita da linguagem verbal. Os gêneros textuais são concebidos como acontecimentos sociais e subjetivos. (pág. 59).
Funcionamento da lìngua: análise interna da língua e da literatura como realidades intersemióticas.(pág. 59)
Leitura e expressão escrita: àspectos relacionados a produção e escuta do texto oral. (pág. 59).
O trabalho com gêneros textuais acontece por meio dos tipos argumentativos (carta do leitor, resenha, dissertação escolar, fôlder) expositivo (reportagem) , informativo (e-mail, carta pessoal), textos literários (crônica, poesia, prosa, teatro).
Saiba mais: Currículo Língua portuguesa páginas 60 a 72.



l

Nenhum comentário:

Postar um comentário