domingo, 2 de outubro de 2011

ENSINAR A LER

Procedimentos/estratégias de leitura

A seguir, relembraremos alguns procedimentos e estratégias de leitura que poderão auxiliá-lo no seu trabalho em sala de aula. São passos que podem ser seguidos pelo aluno, para que sua leitura seja mais proveitosa.
Procedimentos de seleção e hierarquização da informação:
- Observar títulos e subtítulos.
- Analisar ilustrações.
- reconhecer elementos para textuais importantes (parágrafos, negritos, sublinhados,enumerações, quadros, legendas, etc.
- reconhecer e sublinhar palavras-chaves.
- identificar e sublinhar ou marcar na margem fragmentos significativos.
- relacionar e integrar sempre que possível, esse fragmentos a outros.
- decidir se deve consultar o glossário ou dicionário ou adiar temporariamente a dúvida para esclarecimento no contexto.
Procedimento de clarificação e simplificação de ideias do texto:
- construir paráfrases mentais ou orais de fragmentos complexos.
- substituir itens lexicais complexos por sinônimos familiares.
- reconhecer relações lexicais /morfológicas ou sintáticas.
Procedimentos de detecção de coerência textual:
- identificar o gênero ou a macroestrutura do texto.
- ativar e usar conhecimentos prévios sobre o tema.
- usar conhecimentos prévios extratextuais, pragmáticos e da estrutura do gênero.
Procedimentos de controle e monitoramento da cognição (capacidade metacognitiva)
- planejar objetivos pessoais significativos a leitura.
- controlar a atenção voluntária sobre o objetivo.
- controlar o trajeto, o ritmo e a velocidade de leitura de acordo com os objetivos estabelecidos.
- detectar erros no processo de decodificação e interpretação.
- associar as unidades menores de significado a unidades maiores.
- autoavaliar continuamente o desempenho da atividade.
- aceitar e tolerar temporariamente uma compreensão desfocada até que a própria leitura desfaça a sensação de desconforto.


O que é ler?

Quando os alunos leem? Como podemos fazer com que se interessem pela leitura?

As crianças aprendem a ler participando de atividades de uso da escrita junto com pessoas que dominam esse conhecimento.


Ler é interagir - quem lê está em contato com quem escreveu o texto(autor), com as ideias de uma ou várias pessoas. Recorre as as próprias ideias para conferir o que conhece sobre um assunto, para criticar ou concordar com o autor . Portanto.
a leitura só desperta interesse quando interage com o leitor, quando faz sentido
e traz conceitos que se articulam com as informações que já se tem. Ler não é fácil, exige esforço mental e físico . E, como tudo que dá trabalho , muitas vezes
tendemos a abandonar. Por isso, o professor deverá se dedicar com empenho para atingir o objetivo de estimular a prática da leitura dos alunos.
Ler é conhecer - a leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo
de construção de significados do texto a partir do que está buscando nele do conhecimento que já possui a respeito do assunto, do autor e do que sabe sobre a língua - características do gênero , do portador , do sistema de escrita... O gênero
o autor , o título e muitos índices nos informam o que é possível que encontremos em um texto . assim se formos ler uma história de Monteiro Lobato chamada Viagem ao céu , é previsível que encontremos determinados personagens, certas palavras da astronomia e podemos certamente esperar que alguma travessura acontecerá.
Ler e variar e escolher - um trabalho que prevê um contato com a diversidade de textos permite que o aluno conheça diferentes estruturas textuais, amplie seu vocabulário e enriqueça sua produção textual, obtendo maior desempenho na sua competência comunicativa. Os textos , como unidades comunicativas, manifestam diferentes intenções do emissor procura informar, convencer, seduzir,entreter etc. O fato de o aluno ter contato com diferentes gêneros textuais
possibilita que ele seja capaz de escolher o texto que esteja mais adequado com as suas intenções de comunicação.
Ler é recriar, refletir e criticar - por fim é essencial ressaltar que cave ao professor ensinar seus alunos a realizarem uma leitura crítica, em que eles sejam capazes de atribuir sentidos ao que leem, distinguir contextos, funções, estilos, intenções , argumentos , pontos de vista , para que se tornem leitores mais competentes nas diferentes situações comunicativas, capazes de compreender o mundo ao seu redor e agir de maneira crítica e reflexiva . Nesse processo de leitura, os professores devem suprir as informações não disponíveis no acervo de conhecimento enciclopédico dos alunos, facilitando a sua compreensão do texto . Eles devem, então fazer perguntas facilitadoras dos ´processos de inferências, trabalhar a interxtualidade , propiciar a interação e cotidiano do aluno.


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