domingo, 23 de outubro de 2011

O que determina o gênero?

Pode ser a forma, a função, o suporte ou o ambiente em que os textos aparecem.


Como já dissemos, os gêneros textuais englobam todos os textos (literários ou não) produzidos por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica, do conto, identificamos também a carta pessoal, a conversa telefônica e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade.

Suporte - de acordo com Marcuschi (2003) suporte é um locus físico ou virtual com formato específico que serve de base ou ambiente de fixação do g~enero materializado como texto.

Email: um correio eletrônico é um método que permite compor enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a internet e são baseados no protocolo SMTP, como aqueles sistemas conhecidos com intranet, que permeitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e são normalmente, baseados em protocolos proprietários.

Gêneros ancorados: se acham sempre ancorados em alguma situação concreta, por isso é necessária a compreensão do contexto situacional para a plena compreensão textual. Os gêneros novos, ao surgirem ancoram-se em outros já existenstes, revelam um enraizamento em outros gêneros. Ex: As passagens da carta para o e-mail ou aula presencial para aula a distância.


Eles surgem das necessidades e atividades socioculturais. Exemplo disso é o e-mail Link externo, que surgiu da grande influência das inovações tecnológicas.

Assim, conforme Marcuschi (2005), pela presença marcante nas atividades de comunicação, os grandes suportes tecnológicos da comunicação (rádio, televisão, jornal, internet, revista) propiciam e abrigam gêneros novos bastante característicos. Tais gêneros surgem ancorados em outros gêneros. Pode ser por transmutação ou por assimilação de um por outro. Exemplos: telefonemas, telegramas, telemensagens, teleconferências, videoconferências, reportagens ao vivo, cartas eletrônicas (e-mails), bate-papos virtuais, aulas virtuais e assim, por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário