domingo, 23 de outubro de 2011

Conceituação de gênero

Vamos estudar um pouco o conceito de gênero?


Gênero textual é um nome que se dá às diferentes formas de linguagem que circulam socialmente, sejam elas mais informais ou mais formais. Sempre que nos manifestamos linguisticamente, o fazemos por meio de textos. E cada texto realiza sempre um gênero textual. Um romance, um artigo de opinião, um conto, uma receita de bolo, uma aula, uma palestra ou um debate na televisão são gêneros textuais.

Os gêneros são instrumentos de comunicação, formas de dizer sócio-historicamente cristalizadas provenientes das necessidades produzidas em diferentes lugares sociais da comunicação humana, seja em linguagem verbal ou não verbal.


Podem ser considerados exemplos de gêneros textuais: romances, artigos de opinião, contos, receitas de bolo, aulas, palestras, debates na televisão, anúncios, convites, atas, avisos, bulas, cartas, cartazes, crônicas, editoriais, ensaios, entrevistas, contratos, decretos, discursos políticos, histórias, instruções de uso, letras de música, leis, mensagens, notícias, entre outros. São textos que circulam no mundo, que têm uma função específica, para um público específico e com características próprias.


Os gêneros são, em última análise, o reflexo de estruturas sociais recorrentes e típicas de cada cultura. Por isso, em princípio, a variação cultural deve trazer consequências significativas para a variação de gêneros, mas esse é um aspecto que somente o estudo intercultural dos gêneros poderá decidir. (MARCUSCHI, 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário