domingo, 9 de outubro de 2011

TIPOLOGIA E GÊNERO TEXTUAL - Descrição II

A descrição de personagens e de cenários

A descrição de pessoas pode ser feita a partir das características físicas, com predomínio da objetividade, ou das características psicológicas, com predomínio da subjetividade. Muitas vezes, o autor, propositadamente, faz uma caricatura do personagem, acentuando seus traços físicos ou comportamentais. Estes podem ser apresentados diretamente em um determinado momento da história e, neste caso, a narrativa é momentaneamente interrompida; ou indiretamente, por meio de dados como comportamentos, traços físicos e opiniões, que vão sendo indicados, passo a passo, ao longo da narrativa.Há também as descrições de cenários, paisagens e do espaço onde ocorrem as ações da narrativa, que podem ser feitas de forma objetiva ou subjetiva, conforme o objetivo de quem descreve. Veja a seguir alguns exemplos de descrição de cenário:

Descrição de cenário de forma subjetiva com o emprego de linguagem figurada

Passagem do romance Terras do sem fim de Jorge Amado.


A sombra das roças é macia e doce, é como uma carícia. Os cacaueiros se fecham em folhas grandes que o sol amarelece. Os galhos se procuram e se abraçam no ar, parecem uma árvore subindo e descendo o morro, a sombra de topázio se sucedendo por centenas e centenas de metros.


Jorge Amado usa a linguagem subjetiva para descrever uma paisagem.


Descrição de cenário sem o uso de linguagem figurada, produção de texto oral.

Trecho de conversa informal (gênero entrevista).


[...] Bom, o meu quarto é uma maravilha. No meu quarto tem um banheiro dentro, o que eu acho maravilhoso, um banheiro dentro muito bonitinho. O quarto também é todo acarpetado, como é acarpetada a sala, o corredor, o resto do apartamento. Tem um armário enorme também, com as portas em madeira, as portas são todas trabalhadas em madeira talhada, beleza, bonitinho. Também deixaram as cortinas que são muito bonitas, de tafetá, cor coral, a colcha da cama combina com a cortina ... (Corpus do Projeto NURC/RJ, UFRJ, mulher, 30 anos, Tema: Casa)

Neste trecho da entrevista, a informante descreve o quarto de dormir, nomeando as peças que compõem o ambiente e fornecendo detalhes (cortinas de tafetá, cor coral, colcha combinada com a cortina). Isso ajuda o ouvinte/leitor a imaginar esse cômodo da casa. Por meio de adjetivos (“bonitinho”, “bonitas”, “maravilhoso”), ela demonstra sua afetividade pelo quarto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário