domingo, 4 de dezembro de 2011

Proposta de atividade – organização do texto/Analise Linguística

Para compreender como a língua se materializa em situações concretas de uso faz-se necessário analisar a organização do texto em relação ao modo como as informações são apresentadas, à coerência estabelecida, às marcas linguísticas, dentre outras possibilidades.


Passemos a essas análises?


Primeiro, podemos observar que a informação é tratada de maneira clara e objetiva no texto, numa linguagem denotativa.


Informações

  1. 1ª.
    O homem conhece o sorvete há mais tempo do que imagina.

  2. 2ª.
    Nero, no ano 60 d.C., já saboreava essa sobremesa em seus banquetes. Naquele tempo a mistura era preparada no momento de servir com sucos de frutas, mel e neve dos Alpes.

  3. 3ª.
    Os chineses foram, entretanto, os grandes admiradores de sorvete na Antiguidade. Há três mil anos, antes da invenção das máquinas de fazer frio, utilizando a neve, os antigos também preparavam suas especialidades.

  4. 4ª.
    Marco Polo introduziu o sorvete na Europa, no Século XIII, onde se incorporou o leite nas receitas.

  5. 5ª.
    Mas foi nos Estados Unidos que o produto se popularizou: a primeira sorveteria foi instalada em Baltimore, em 1851, tornando-se um sucesso e provocando uma expansão rápida do comércio do segmento, dando assim início à produção industrial do alimento.

  6. 6ª.
    No Brasil também chegou no século passado e consta que era uma das sobremesas preferidas de D.Pedro II.

  7. 7ª.
    Com o aprimoramento das máquinas de fazer frio e o posterior avanço tecnológico, o sorvete passou a incorporar novos ingredientes e técnicas de preparo mais sofisticadas que trouxeram a cremosidade ao produto.

  8. 8ª.
    Elementos como leite, açúcar, glicose, emulsificante, gordura vegetal, aromas, corantes e frutas naturais tornaram o sorvete um alimento com grande valor nutritivo. (COSTA-HÜBES, 2010, p. 190)

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