domingo, 4 de dezembro de 2011

Contexto social de produção/Analise Linguística

Para respondermos (ou para o seu aluno responder) a todas essas perguntas sobre o contexto social de produção é preciso conhecê-lo. Acesse aqui “Ao mestre com carinho" Link externo e explore o site em que o texto está publicado.



Observe desde a logomarca do site, pois nenhuma palavra é neutra ou inocente.


Dessa logomarca é possível construir sentidos associando a figura da maçã ao carinho do aluno que a faz de presente para seu mestre; pode-se também intertextualizar a logomarca com o filme Ao mestre com carinho, que fez bastante sucesso apresentando um professor dedicado, amável e persistente em seu trabalho; o uso da palavra ‘mestre’, e não ‘professor’, visto aquela trazer um valor social maior do que esta.


Continue a explorar o site e veja que há muitas seções trazendo assuntos de interesse para o usuário a quem ele se destina (o professor) e dentre essas seções está a do “Mestre-cuca" Link externo.http://www.aomestre.com.br/Por que em um site no qual esperamos encontrar assuntos ligados à educação, temos uma seção dedicada a receitas culinárias? Que inferências podem ser feitas?

Observe que as receitas estão divididas em níveis escolares: Mestre Cuca Pré-Escolar, Mestre Cuca Fundamental, Mestre Cuca Graduado etc. Em “Especiais do Mestre”, encontraremos o “Especial Sorvetes" Link externo. http://www.aomestre.com.br/mcc/especiais/esp_sorv.htm
Aqui encontramos o texto que estamos analisando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário