Finalizando/Analise Linguística
Para que você, professor, possa orientar-se para chegar a essa análise há também no material da Profª Costa-Hübes uma sugestão de questões para a análise linguística do texto (p. 199-203).Entre no site abaixo ref. texto sorvete.
Caro professor, a análise acima não esgota as possibilidades de análise linguística do texto. A partir dela, você pode (e deve) buscar outras alternativas, outros elementos analisáveis. Ouse analisar o texto, seja produzido por seu aluno ou não. O importante é que você se sinta seguro para seguir adiante na prática de análise linguística.
Bibliografia
- ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. (Estratégias de Ensino; 5).
- BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental/Língua Portuguesa. Brasília, DF, 1998.
- COSTA-HÜBES, T. da C. Uma tentativa de análise linguística de um texto do gênero “relato histórico”. Linguagem em (Dis)curso, Palhoça, SC, v. 10, n. 1, p. 181-205, jan./abr. 2010.
- GERALDI, J. W. Unidades básicas do ensino de português. In. GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997. p. 59-79.
- _____. O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1984.
- KOCH, I. A Interação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1995.
- KOCH, I. G. V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1989.
- MENDONÇA, Márcia. Análise Linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In. BUZEN, C; MENDONÇA, M.(Orgs.). Português no ensino médio e formação de professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. (p. 199-226) (Estratégias de Ensino; 2).
- TRAVAGLIA, L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.
- ______. Gramática: ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.
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