domingo, 4 de dezembro de 2011

Proposta de atividade – observ. Analise linguística

Observa a Profª que:


[...] dependendo da turma com a qual o professor pretende trabalhar este texto (séries/anos iniciais, por exemplo), será necessário que os alunos pesquisem e/ou o professor esclareça algumas informações, tais como: quem foi “Nero” (linha 2)? Como localizar-se em relação ao “ano 60 d.C.” (linha 2)? Da mesma forma, como demarcar, no espaço temporal, o “século XIII” (linha 9) e o ano de “1851” (linha 10)? Como encontrar, no mapa, os “Alpes” (linha 4), a “Europa” (linha 8), os “Estados Unidos” (linha 9)? Quem foi “Marco Polo” (linha 8)? O que é “Baltimore” (linha 10)? O que se entende por “século passado” (linha 13)? Quem foi “D. Pedro II” (linha 14) na história do Brasil? O que entendem por expressões como: “especialidades” (linha 7), “expansão rápida” (linha 11), “produção industrial do alimento” (linha 12), “aprimoramento” (linha 15) e “técnicas de preparo mais sofisticadas” (linhas 16 e 17)? São expressões que dialogam com outros conhecimentos e que, portanto, requerem, do leitor, essa compreensão. Caso não as tenha, caberá ao professor preencher tais lacunas. (p. 191)

Uma análise dos elementos coesivos do texto nos mostra, por exemplo, que:

[...] a referência textual “sorvete” (linha 1) é retomada com a mesma ou outras palavras/expressões no decorrer dos parágrafos: “sobremesa” (linhas 3 e 13), “a mistura” (linha 3), “sorvete” (linhas 5, 8, 16 e 19), “especialidades” (linha 7), “receitas” (linha 9), “produto” (linhas 10 e 17), “segmento” (linha 12) e “alimento” (linha 12). Além destas, há outras palavras relacionadas, semanticamente, ao sorvete: “refrescar” (linha 1), “neve” (linha 4 e 6), “máquinas de fazer frio” (linha 6 e 15) e “sorveteria” (linha 10).


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