domingo, 4 de dezembro de 2011

Enunciação, Discurso, Pragmática e Semiótica

Momentos que antecedem o surgimento da teoria de texto

Segundo estudos, há três momentos na passagem da teoria da frase à teoria do texto, veja quais são eles a seguir.

Análise transfrática - seu princiap objetivo é o de estudar a relação coerentes que podem ser estabelecidos entre os enunciados que compõem uma sequência de sentido. Esse primeiro momento foi muito importante, pois surgiu um avanço; saiu-se dos estudos restritos a frase e preocupou-se com os estudos direcionados à relação entre as frases. É um princípio importante para se chegar à teoria do texto.

Teoria do texto - nesse momento o âmbito da investigação se estende do texto ao contexto, ou seja , às condições externas do texto - da produção e da recepção à interpretação do texto. Assim a competência deixa de ser a textual para ser a comunicativa.

Gramática de texto - surgiu para explicar e refletir sobre os fenômenos linguísticos inexplicáveis por meio da gramática da frase . Sendo o texto muito mais que uma sequência de palavras e enunciados, a sua compreensão e produção derivam de competências específicas dos falantes. Estas são tarefas básicas que permitem ao usuário da língua verificar o que faz com que um texto seja um texto, verificando seus principios de constituição responsáveis por sua coerência.

Conceito de textualidade

Textualidade é um conceito que surgiu quando a teoria do texto começou a ser pesquisada. Descobriu-se que uma das habilidades humanas é a da textualidade, ou seja, a capacidade de criar textos verbais ou não verbais. É uma capacidade alinear de criação, que, no texto, se concretiza de forma coerente.


O indivíduo cria uma comunicação coerente por meio de signos. Para os adeptos da teoria do discurso, o texto é mais estrutural enquanto o discurso é mais amplo, pois enquanto o texto visa às composições sígnicas, o discurso abrange outras esferas e engloba tanto os enunciados quanto as suas condições de produção.


Portanto, a textualidade é a capacidade discursiva, pois o indivíduo tem de levar em conta, além das composições estruturais, as circunstâncias em que o texto está sendo produzido e proferido.


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