domingo, 4 de dezembro de 2011

Proposta atividade – recursos coesivos/Analise Linguística


Outros importantes recursos coesivos também são empregados. Observe: “naquele tempo” (linha 3), reportando-se a “Nero, no ano 60 d.C.” (linha 2); “os antigos” (linha 7), referindo-se aos “chineses” (linha 5); “onde” (linha 9) remetendo à “Europa” (linha 8).


Há duas outras expressões significativas “alguns livros de história” (linha 2) e “alguns historiadores“ (linha 8). O pronome indefinido que antecede os nomes não permite, ao leitor, localizar seu referente dentro do texto, induzindo-o a localizá-lo fora do texto, ou seja, no repertório de informações armazenadas, na memória, sobre o assunto, na perspectiva de responder: em quais livros de história? Quais seriam os historiadores? (p. 193)


Quanto ao emprego das conjunções, estabelecendo importantes ligações no texto?


A palavra “entretanto” (linha 5), empregada com o intuito de estabelecer uma relação de adversidade entre dois períodos e, é claro, entre duas ideias: mesmo que Nero, no ano 60 d.C, já saboreasse sorvete, sua invenção é bem anterior a esse período (há três mil anos). Da mesma forma, o emprego do “mas” (linha 9) garante essa ideia: mesmo que a Europa tenha implementado a receita de sorvetes, incorporando-lhe o leite, quem popularizou o produto foram os Estados Unidos. (p. 193)


É importante que o leitor trace a linha do tempo utilizando os circunstanciadores de tempo e lugar, relacionando os acontecimentos com o lugar e o modo como os fatos narrados aconteceram. (p. 194)

(p.194)

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