terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Enunciação, Discurso, Pragmática e Semiótica

Manipulação

Quando convencemos, levamos o outro a “fazer acontecer”, pois ele está acreditando e aceitando conscientemente os argumentos apresentados. O convencimento pressupõe a adesão e o comprometimento com o “fazer”.


Já na persuasão, o sujeito a ser manipulado “faz acontecer”, entretanto, sem crer. Há na persuasão um caráter de coação e de indução provocada. Não há adesão e, muito menos, comprometimento. O outro faz porque se sente ameaçado e não porque acredita e aceita.



Manipulamos por meio da comunicação e do contexto — palavras, gestos e ambiente – e, para isso, usamos todas as nossas estratégias de comunicação ou, como popularmente chamamos, usamos nossa “lábia”. A comunicação ocorre entre as pessoas em uma estrutura composta de destinador, destinatário, mensagem, código, meio e contexto. O destinador exerce o papel do manipulador – aquele que deseja convencer ou persuadir –, e o destinatário exerce o papel do manipulado — aquele que tem de ser convencido ou persuadido.

Video no site: http://efp-ava.cursos.educacao.sp.gov.br/Frame/Component/CoursePlayer?enrollmentid=156268


Nenhum comentário:

Postar um comentário