domingo, 4 de dezembro de 2011

Enunciação, Discurso, Pragmática e Semiótica

Olá, caro professor!


Comprometidos com uma abordagem sociointeracionista de aprendizagem e com um enfoque enunciativo da linguagem, neste módulo vamos trabalhar a fundamentação teórica do ensino de língua, leitura e escrita, a partir das perspectivas da enunciação, do discurso, da pragmática e da semiótica.


Os estudos nessas áreas trouxeram muitas contribuições para as análises de discurso e para os estudos sobre a linguagem, que são contemplados pelo Currículo de Língua Portuguesa do Estado de São Paulo.


Para a área, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 2006), a linguagem é a capacidade humana de articular significados coletivos em sistemas arbitrários de representação, que são compartilhados e que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade. A principal razão de qualquer ato de linguagem é a produção de sentido. (CLP)

Foi em busca do sentido do texto que as teorias sobre a análise de discurso, enunciação e semiótica surgiram. Os estudos, nesse caso, se iniciaram pelas pesquisas em análise de texto.

A Linguística textual é uma área do conhecimento com estudos recentes, que em oposição a Linguística estrutural, vai além dos limites da frase leva em consideração o sujeito e a situação da comunicação em seus estudos sobre a leitura e produção textual.
Vários teóricos vêm, ao longo da história da Linguística textual, tentando definir o que é texto e tambpem conhecer, de forma mais eficiente, a relação que se estabelece entre autor/falante e leitor/ouvinte envolvidos no processo de interação que se estabelece a partir do texto, privilegiar nenhuma das partes, ou seja, desde a concepção do texto, tanto o autor quanto o leitor são atuantes e imprescindíveis, estando presentes em todas as etapas do processo.

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