sábado, 10 de dezembro de 2011

Enunciação, Discurso, Pragmática e Semiótica

Modalidades de manipulação

Segundo Greimas, existem quatro modalidades de manipulação: a tentação, a sedução, a provocação e a intimidação.

Tentação -nesta relação, o manipulador oferece ao manipulado um objeto de valor positivo: Exemplos: quando a mãe oferece um doce ao filho se ele se alimentar bem; quando, em uma empresa, são oferecidos bônus de salários para quem obtiver melhores resultados positivos em suas metas.

Intimidação - neste caso o manipulador oferece ao manipulado um objeto de valor negativo. Ele usa o medo e faz ameaças para conseguir o que deseja. Exemplos: quando a mãe ameaça bater no filho se ele não comer tudo; quando em uma empresa, o líder levanta a possibilidade de demitir quem não atingi as metas estabelecidas.

Sedução - nesta modalidade o manipulador "mexe" com o ego e com a autoestima do manipulado atribui um juizo de valor positivo ao manipulado . Ele "levanta a moral" do seu interlocutor . Por exemplo : a mãe diz para o filho o quanto é mocinho, grande e inteligente e por isso será capaz de comer tudo sozinho. Em uma empresa o líder aponta as qualidades da equipe, exalta a importãncia do trabalho em grupo destaca atributos individuais dos colaboradores que beneficiam a empresa. Por orgulho e por estar com autoestima elevada, o manipulado "faz acontecer".

Provoação - neste caso ocorre o posto a sedução. O manipulador atribui juizo de valor negativo ao manipulado. Derruba a sua autoestima com objetivo de provocá-lo. Também "mexe" com o ego e com o orgulho do outro. Exemplo: quando a mãe compara o filho mais novo com o mais velho , levantando suas qualidades , é como se ela estivesse afirmando que o irmão mais novo tem as qualidades que estão faltando no irmão mais velho. Em uma empresa, a provoação ocorre quando o líder põe em dúvida o desempenho de algum colaborador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário