domingo, 4 de dezembro de 2011

Enunciação, Discurso, Pragmática e Semiótica
Relação prática x teoria

Imaginemos a seguinte situação:


Num domingo, um casal (William e Magda) espera amigos para o almoço. Logo cedo, o marido coloca no freezer algumas latinhas de refrigerante e de cerveja.

Algum tempo depois da chegada dos amigos, Magda diz ao marido:

– William, tem cerveja no freezer!

William imediatamente abre o freezer e pega algumas latinhas para servir aos amigos.

À tarde, depois de os amigos terem ido embora, Magda diz:

– William, tem cerveja no freezer!

William imediatamente abre o freezer, retira as latinhas que restaram e as coloca na geladeira.



Essa situação ilustra de modo simples como um mesmo enunciado — “William, tem cerveja no freezer.” — adquire sentidos diferentes, dependendo da situação em que é produzido.


Na primeira situação, o enunciado de Magda equivale a dizer: “William, sirva a cerveja que está no freezer aos nossos convidados”. Já na segunda situação, o mesmo enunciado significa algo como: “William, tire do freezer as latinhas de cerveja que sobraram para que não estourem”.


Assim, apesar de apresentar nas duas situações as mesmas palavras e a mesma estrutura sintática, o enunciado sofre modificação de sentido em virtude da diferença de situação em que é produzido.


A abordagem tradicional da gramática normativa, ao lidar com um enunciado como esse, considera-o apenas como frase e oração desvinculadas de sua situação de produção. Sua abordagem limita-se, portanto, a reconhecer classes gramaticais (substantivo, adjetivo etc.) e funções sintáticas (sujeito, objeto etc.).

Atividade 1 - Alguns conceitos importantes

Antes de iniciarmos os estudos sobre a teoria da análise do discurso e da enunciação, faz-se necessário relembrarmos alguns conceitos importantes sob a ótica da linguística textual.

Texto - é o lugar de interação comunicativa é a unidade concreta reconstruída e constituída.

Discurso - é o espaço de materialização das formações ideológicas, sendo por elas determinado. É a unidade passível de observação, aquela que se interpreta quando uma enunciação é vista ou ouvida.

Frase- unidade formal do sistema da língua.

Enunciado - produto de enunciação que é recebida pelo interlocutor.

Enunciação - é o processo de criação do enunciador. É o lugar onde o sujeito processa sua interação comunicativa. É a ação de enunciar.

Sujeito - é quem constrói uma representação mental, em determinado tempo e espaço, para que seja captada por um interlocutor.

Sentido - é o resultado da interação texto-sujeitoe coenunciadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário