terça-feira, 6 de setembro de 2011

MODULO - 1 LÍNGUA PORTUGUESA

Metodologia de ensino X Currículo da Língua Portuguesa

Lido o texto indicado do Currículo da Língua Portuguesa, você pôde perceber que o objetivo maior da educação é a inclusão e, para tanto, ela deve educar para a autonomia, garantindo, assim, as condições para o “indivíduo acessar o conhecimento necessário ao exercício da cidadania em dimensão mundial” (SÃO PAULO, Currículo do Estado de São Paulo: SEE, 2008, p. 11).

O texto também fala que as competências de leitura e escrita são eixos importantes nesse processo de autonomia. Daí o fato de o nosso papel, como professores de Língua Portuguesa, ser de muita responsabilidade, e é por isso que devemos estar sempre em processo de formação continuada para podermos aprimorar antigas técnicas, adotar novos métodos e estratégias, e atualizar conceitos em um processo de formação continuada.

Currículo e ensino

Para poder se submeter à prova do concurso, você deve ter lido bastante sobre currículo. No entanto, é sempre bom relembrar.

O Currículo do Estado indica que o currículo tem de estar comprometido com o tempo atual de realização. Essa ideia nos remete a outra: a da contextualização. Hoje, já é sabido que só se aprende aquilo que faz sentido. Quando atribuímos um valor à informação recebida e quando ela faz sentido para nós, conseguimos transformá-la em conhecimento. Outro fator importante é a criação de um currículo que desenvolva competências – portanto, devemos pensar em um método que assegure isso.

Competências e habilidades em Língua Portuguesa

Como vimos anteriormente, desenvolver competências e habilidades nos alunos é a palavra de ordem da educação moderna. As aulas desenvolvidas com ações mecânicas e as atividades sem fim prático não motivam nem despertam a curiosidade dos alunos. O professor, hoje, deve propor atividades que integrem diversas disciplinas, na tentativa de desenvolver habilidades diferenciadas, valores e atitudes, para que o aluno possa resolver eficazmente as situações reais da vida. A abordagem do ensino por competências em Língua Portuguesa visa ensinar aos alunos o que eles precisam aprender para analisar, decidir, planejar, expor suas ideias e ouvir as ideias dos outros. Nos itens IV e V (pág. 16 a 20) do capítulo 2 do Currículo do Estado você encontrará mais informação a esse respeito.

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