Desenvolver o ensino por competências faz com que o professor proponha tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizarem seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los. Além disso, faz com que o professor organize situações didáticas e atividades que tenham sentido para os alunos, que os envolvam e, ao mesmo tempo, gerem aprendizagens fundamentais. Isso corrobora o que está no Caderno do Professor e nos objetivos gerais do Currículo da Língua Portuguesa referentes à linguagem.
Em uma análise linguística, por exemplo, quando o professor trabalha com aspectos fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos de um texto atual e atraente, os alunos certamente se interessarão pelo assunto, pois perceberão que todos os aspectos inerentes a um texto podem ser analisados não de forma sistematizada, mas com base na competência de percepção de habilidades, valores e atitudes, e no julgamento e na solução de todos os elementos estudados.
Em uma análise linguística, por exemplo, quando o professor trabalha com aspectos fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos de um texto atual e atraente, os alunos certamente se interessarão pelo assunto, pois perceberão que todos os aspectos inerentes a um texto podem ser analisados não de forma sistematizada, mas com base na competência de percepção de habilidades, valores e atitudes, e no julgamento e na solução de todos os elementos estudados.
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