domingo, 25 de setembro de 2011

LEITURA (TIPOS)

ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTO PRÉVIO: o leitor relaciona seu conhecimento de mundo com o exigido e utilizado pelo leitor do texto. Para tanto, realizamos uma antecipação(levantamento de hipóteses) umas das informações que podem estar contidas no texto a ser lido e inferências quando lemos, quer dizer que lemos para além do que está nas palavras do texto, lemos o que as palavras sugerem.
PREDICAÇÃO OU ANTECIPAÇÃO DE TEMAS OU FORMAS DE TEXTOS: a partir da situação de leitura, de suas finalidades, da esfera da comunicação em que ele se dá, do suporte do texto (livros, revistas, jornais, outdoor etc). de sua disposição na página, de seu título, de fotos, legendas e ilustrações, o leitor antecipa, levanta hipoteses tanto sobre o conteúdo quanto sobre a forma do texto ou da porção seguinte do texto que está lendo.
INTERFERÊNCIAS: nem tudo está dito opu colocado em um texto. O texto tem seus implicitos, pressupostos e subtendidos, os quais também têm de ser compreendidos em uma leitura efetiva. Para fazê-la, o leitor lança mão, ao mesmo tempo de certas pistas que o autor deixa no texto, do conjunto da significação já construída - daí a importância de sínteses parciais na leitura e de seus conhecimentos de mundo, inclusive conhecimentos lógicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário