LER PARA SABER DO QUE SE TRATA: ler para se inteirar do assunto e ver se é interessante continuar lendo. Essa prática desenvolve a leitura crítica, e o aluno assume sua responsabilidade como leitor.
RELER PARA COMPREENDER: como em uma primeira leitura procurou-se tratar da decodificação do texto, de ler para compreender questões a respeito do vocabulário, expressões ambíguas e aspectos que não tenham ficado claros, a releitura terá como objetivo identificar as funções dos personagens ou aspectos referentes à enunciação narrativa (aspectos estruturais do texto).
Compreensão leitora: da palavra ao texto/do texto à produção de sentido
A questão da compreensão de leitura tem sido objeto de muita pesquisa. Contudo, um entendimento mais preciso desse processo ainda é um desafio. Seu estudo é complexo e envolve estratégias e capacidades diversas, dentre as quais se destaca o conhecimento prévio.(conhecimento de mundo, linguístico e dos gêneros discursivos).As estratégias para a construção de sentido são múltiplas e atuam na compreensão e interpretação de um texto.
ESTRATÉGIAS - COGNIÇÃO - são aquelas que possibilitam o levantamento de hipoteses eficazes, o uso do conhecimento prévio e do conhecimento de mundo. Esse uso dependerá dos objetivos do usuário, da quantidade de conhecimento, do texto, do contexto e de todos os fatores
que envolvem o processo de interação entre leitor, a leitura e o contexto que o cerca.
ESTRATÉGIAS METAGOGNITIVAS: devem ser relacionadas considerando-se a maturidade do leitor, a abordagem e complexidade do texto, o lugar em que o leitor se encontra na frase ou no texto, o objetivo do texto e o próposito do leitor, a fim de possibilitar-lhe a elaboração de um plano para compreender um texto.
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