domingo, 25 de setembro de 2011

Os sentidos do contexto

O sentido de um enunciado ocorre naturalmente após a compreensão deste, depois de ser relacionado à análise das informações derivadas do contexto.
Nessa perspectiva, temos de lembrar o que é posto, pressuposto e subentendido.
POSTO: É o enunciado – “Eliane parou de dirigir”.
PRESSUPOSTO: No exemplo “Eliane parou de dirigir”, para tomarmos como verdadeiro esse posto, precisamos nos remeter a outra informação que, embora não esteja dita na frase, é pressuposta pelo verbo “parar de”, ou seja, se Eliane parou de dirigir, é porque antes ela dirigia. De forma mais abrangente, Ilari e Geraldi (1994, p. 90) explicam que a pressuposição é um “conteúdo implícito, sistematicamente associado ao sentido de uma oração, tal que a oração só pode ser verdadeira ou falsa se o conteúdo em questão for reconhecido como verdadeiro”.
SUBENTENDIDO:No exemplo “Eliane parou de dirigir”, para tomarmos como verdadeiro esse posto, precisamos nos remeter a outra informação que, embora não esteja dita na frase, é pressuposta pelo verbo “parar de”, ou seja, se Eliane parou de dirigir, é porque antes ela dirigia. De forma mais abrangente, Ilari e Geraldi (1994, p. 90) explicam que a pressuposição é um “conteúdo implícito, sistematicamente associado ao sentido de uma oração, tal que a oração só pode ser verdadeira ou falsa se o conteúdo em questão for reconhecido como verdadeiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário