domingo, 25 de setembro de 2011

Compreensão leitora: a importância da ampliação de vocabulário

Dada a importância da amplitude do vocabulário para a compreensão de textos, uma pergunta se impõe: pode-se ensinar vocabulário? Em caso afirmativo, como se deve conduzir esse processo na escola? As pesquisas resenhadas por McGuinness, já mencionadas, dão conta de que a frequência de exposição a novas palavras só resultará em aquisição de vocabulário se os alunos tiverem uma orientação sobre o significado da palavra, levando em conta o contexto. A autora sugere que qualquer método que chame a atenção para o significado e envolva o aluno cognitivamente produz ganhos no vocabulário receptivo.

Então, surgem as perguntas: por que, mesmo sabendo de todos esses fatores, a escola insiste em solicitar leituras que não são significativas aos alunos? Por que negligenciamos as leituras que eles fazem?


Talvez porque ainda estejamos ligados à ideia da leitura por obrigação; leitura de obras literárias ou de textos de atualidades (jornais e revistas) para a produção de texto para a classificação no vestibular.

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