sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PROJETO: ATITUDES IMPORTANTES

Planejar é o ato de determinar os objetivos e os meios para alcançá-los.
PARA QUE PLANEJAR?
Estruturar ideias.
Racionalizar ações que atendam à população com o que ela realmente necessita.
Buscar soluções para determinados problemas.
O QUE CONSIDERAR AO PLANEJAR?
Identificar se há problemas a resolver.
Analisar o problema(s).
Reconhecer e definir, definir e desenvolver uma proposta de ação para resolver o problema(s).
Levantar alternativas de soluções.
Tomar decisões necessárias de acordo com as alternativas.
Roteiro para elaboração de projetos
1. Identificação do projeto
A construção do projeto escolar implica a seleção de estratégias de construção do ideal. O projeto é, portanto, um instrumento empregado para aproximar a escola atual da escola ideal.
2. Justificativa
- Caracterização do contexto
Caracterizar o contexto, de forma sintética, ao apresentar os aspectos geográficos, demográficos, econômicos e sociais, e identificar suas potencialidades e problemas e enfocar de forma mais detalhada a área à qual o projeto se refere.
- Exposição da necessidade do projeto em questão
Todo projeto deve se destinar à resolução de, pelo menos, um problema. A seleção ou a priorização de um problema deve levar em consideração aqueles que são geradores de outros problemas.
3. Objetivos
É o resultado que se pretende alcançar em um determinado período de tempo. Representa um marco de referência para orientar todas as ações a serem desenvolvidas em um determinado setor.
3.1 Objetivos gerais
3.2 Objetivos específicos
3.3 Recursos materiais
4. Metodologia
Métodos utilizados para a realização do projeto.
5. Implementação
5.1 Estrutura organizacional
5.2 Recursos humanos
6. Cronograma de execução
Total da carga horária utilizada para a ação e as etapas previstas para a execução do projeto.
7. Custos e financiamento
8. Monitoramento e avaliação
Essa avaliação norteará a seleção de estratégias para sistematizar o conhecimento dos alunos, bem como a seleção de estratégias para construir os conhecimentos que levem em conta as necessidades e a realidade vivida pelos mesmos alunos.
Uma vez aplicada essa avaliação, inicia-se o processo de planejamento periódico da escola, para adequar sua proposta curricular às necessidades concretas dos alunos. É a transição do projeto escolar

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