domingo, 25 de setembro de 2011

Curiosidade

Por volta dos 18 meses, uma criança já produz cerca de 50 palavras e já compreende um conjunto de palavras cinco vezes superior. Essa defasagem se mantém por toda a vida: o vocabulário passivo de compreensão é sempre muito maior do que o vocabulário produtivo.

Depois que a criança ultrapassa a marca de 200 palavras, por volta dos dois anos, acredita-se que o vocabulário de reconhecimento de crianças quando iniciam a escola seja de cerca de 10 mil palavras. Diferentemente da aquisição de padrões gramaticais e fonológicos, cujo ápice se dá na primeira infância, o desenvolvimento do vocabulário é um processo que acompanha toda a vida de um indivíduo (MCGUINNESS, 2006).


Com isso, o trabalho pedagógico com vocabulário tem de envolver não só a sua amplitude, mas sua profundidade. Para Hunt (1999), essa profundidade está relacionada à complexa rede de conotações de sentido de cada palavra, vinculadas a diferentes usos, que envolvem linguagem afetiva, metáfora e nuanças do significado.

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