quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Os provérbios no cotidiano...
Planejamento para disciplina de Português – 5º Ano do Ensino Fundamental I.

Disciplina: Português
Conteúdo: Provérbios
Ano de ensino: 5º ano
Tema: Os provérbios no cotidiano...
Objetivo:
Explorar os provérbios que utilizamos no dia a dia
Material:
Folha sulfite, caderno, lápis e borracha.
Conhecimento prévio:
Conhecer o significado da palavra provérbio.
Atividade motivacional:
Questionar a turma sobre o que são provérbios. Pedir para quem souber alguns provérbios para que os contem.
Encaminhamento metodológico:
Explicar o que significam os provérbios.
Provérbios ou ditados populares são frases que apresentam conselhos e/ou ensinamentos. São fórmulas prontas de raciocínio, que nos permite falar sem pensar muito. Surgem da boca do povo, mas nem sempre usam de sabedoria.
Pedir para que os alunos citem exemplos de provérbios. Contribuir exemplificando alguns:
- Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.
- Cada cabeça uma sentença.
- Deus ajuda quem cedo madruga.
- Quem não arrisca não petisca.
Elaborar com a turma um cartaz com diversos provérbios, salientando em cada frase:
- as rimas;
- palavras que se repetem;
Após, escrever a seguinte situação no cartaz:
Um aluno encontra um relógio no chão durante o recreio da sua escola. Logo diz ao amigo: “achado não é roubado” e pega o relógio para si.
Indagar: o que há de errado nesta situação? Por que o provérbio está sendo usado de forma equivocada? Essa foi uma atitude certa? Demonstre, por meio desse exemplo, que nem sempre os provérbios são uma verdade incontestável. Registrar no cartaz todos os comentários dos alunos.

Avaliação:
Em uma folha sulfite, entregar provérbios para serem analisados e interpretados individualmente.
Leia estes provérbios e escreva o que significam:
a) Filho de peixe, peixinho é.
b) Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
c) Um dia da caça, outro do caçador.
d) Em boca fechada não entra mosca.
e) A galinha do vizinho é sempre mais gorda.
f) Não se pode julgar um livro pela capa.
g) Nem tudo que reluz é ouro.
h) É uma faca de dois gumes.
i) Em terra de cego, quem tem um olho é rei.
j) Quando a esmola é demais, o santo desconfia.
Outra sugestão é fazer um jogo de mímica para que os colegas desvendem qual é o provérbio que está sendo representado. Ou ainda, uma dramatização para interpretar um provérbio escolhido pela turma ou pelo grupo.
Professor, abaixo links de sites sobre provérbios:
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/proverbios.htm
Curiosidades sobre os provérbios – origem
http://aorigemdosproverbios.blogspot.com/
http://www.mulhervirtual.com.br/ditados.htm
http://www.via6.com/topico.php?tid=136136

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