quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ensinando a reciclar
Planejamento para disciplina de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental II.

Plano de aula 6º ano
Autor: Rosalina Soares
Disciplina
Língua Portuguesa

Conteúdo
Gênero textual – Manual de instrução

Duração
Quatro aulas

Tema
Ensinando a reciclar

Objetivos
1. Redigir manual de instrução para elaboração de peças recicladas. Ao realizar essa atividade, o aluno deverá:
• aprofundar o conhecimento sobre as características desse gênero textual;
• ser capaz de usar adequadamente os recursos linguísticos necessários à escrita de textos instrucionais.
2. Conscientizar-se da importância da reciclagem para o estabelecimento de um modelo de vida sustentável no planeta.
3. Interagir de modo cooperativo com os colegas da turma e/ou demais integrantes da comunidade escolar.

Material
Para pesquisa: fotos, vídeos, jornais, revistas, internet.
Para realização da oficina: régua, tesoura, cola, fita adesiva, canetas coloridas, tinta guache, pincéis, panos para limpeza.
Para organização da exposição: cartolina, pincéis atômicos e folhas A4 para a escrita dos textos instrucionais, que serão reunidos no manual de instrução.

Atividade motivacional
Perguntar aos alunos se eles sabem quanto lixo é produzido diariamente por uma pessoa. Motivá-los a apresentar suas hipóteses e só depois informá-los de que, segundo o CONSELHO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (CNUMAD), em 1991, essa produção era de 600 g e que, hoje, ela já é calculada em pouco mais de 1 kg por dia. Isso gera, em todo o planeta, uma produção anual de lixo de aproximadamente 400 milhões de toneladas.
Na sequência, apresentar fotos ou vídeos que mostrem “lixões”. Incentivá-los a ler notícias ou reportagens sobre o problema do lixo urbano e também a consultar sites que tratem do assunto.
Sugestões
AMBIENTE BRASIL. Disponível em: <http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./residuos/index.php3&conteudo=./residuos/estatisticas.html>. Acesso em: 23 mar. 2010.
SITE DO LIXO. Disponível em: <http://www.lixo.com.br/>. Acesso em: 24 mar. 2010.
INSTITUTO TRIÂNGULO: SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA. Disponível em: <http://www.triangulo.org.br/site/index.asp>. Acesso em: 24 mar. 2010.
BLOG: MEU MUNDO SUSTENTÁVEL. Disponível em: <http://meumundosustentavel.com/blog/>. Acesso em: 24 mar. 2010.
Promover troca de ideias sobre a questão do lixo urbano, levando os alunos a se posicionarem e a questionarem responsabilidades pessoais e o que pode ser feito para a equação desse problema.
Conhecimento prévio
Contato com o gênero manual de instrução, que já deve ter sido trabalhado pelos alunos.
Estratégias
Para o desenvolvimento de todas as etapas necessárias à realização deste projeto, propõe-se o seguinte cronograma:
Aula 1 – Atividade motivacional
Aula 2
1. Conversar com os alunos sobre o que é reciclagem e conscientizá-los da importância desse processo. Levá-los a perceber que atitudes individuais, embora possam parecer insignificantes, fazem a diferença e que é responsabilidade de todos promover ações de cidadania, visando ao bem comum.
2. Organizar a turma em grupos de, no máximo, quatro alunos. Pedir a eles que pensem sobre que resíduos podem ser reciclados. Por exemplo: latas de alumínio transformando-se em porta-lápis ou porta-objetos, garrafas PET em brinquedos, etc. Nessa etapa, incentivá-los a pesquisar (se possível, na internet) as várias possibilidades de objetos que podem ser construídos tendo resíduos como matéria-prima.
Sugestões de sites
MUNDO AFORA ARTESANATO. Disponível em: <http://www.mundo-afora.com/artesanato/ideias-de-artesanato-com-reciclagem-de-lixo.html>. Acesso em: 24 mar. 2010.
PORTAL SETOR RECICLAGEM. Disponível em: <http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=973>. Acesso em: 24 mar. 2010.
PORTAL SETOR RECICLAGEM. Disponível em: <http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=964>. Acesso em: 24 mar. 2010.
PORTAL CLIC FILHOS. Disponível em: <http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Lixo+que+vira+brinquedo>. Acesso em: 24 mar. 2010.
BLOG. Disponível em: <http://solangepedag.blogspot.com/2009/08/artesanato-brinquedos-pedagogicos-de.html>. Acesso em: 24 mar. 2010.
3. Explicar aos alunos que, na aula seguinte, será realizada uma oficina de reciclagem e pedir que, para esse fim, tragam de casa materiais, como: caixas vazias de leite longa vida, caixas vazias de molho de tomate, sacos de papel de pão, parte interna do rolo de papel higiênico, embalagens de ovos e de iogurtes, vidros e latas com ou sem tampas, garrafas de vidro, garrafas PET, tampas de garrafas PET, jornais e revistas, restos de fios de lã, barbantes, sobras de fitas, retalhos de tecidos e de papéis coloridos, botões usados, conchas, contas de vidro coloridas, etc.
Atenção:

É necessário orientar os alunos a trazer para a sala apenas os resíduos que tenham em casa, pois tão importante quanto trabalhar a reciclagem na educação é trabalhar a questão do consumo consciente. Se para a construção de objetos reciclados os alunos tiverem de adquirir algum produto, essa atitude contrariará os preceitos do consumo sustentável.
Aula 3
Professor, disponibilizar para uso dos alunos os materiais já relacionados anteriormente para esta etapa.
Fazendo uso dos resíduos trazidos por todos os alunos, cada grupo deverá optar por produzir uma peça reciclada. Permitir que ajam com liberdade e possam colocar em prática sua criatividade. Interferir apenas por solicitação dos grupos ou se perceber que enfrentam dificuldades para a realização dos projetos selecionados.
Aula 4
1. Escrita coletiva de texto instrucional referente ao objeto construído por cada um dos grupos, apresentando o passo a passo da execução. Para garantir a adequada execução desta etapa:
• relembrar com os alunos as características do gênero textual;
• padronizar os itens que comporão o texto. Por exemplo: título, material necessário, modo de fazer. O trabalho pode tornar-se ainda mais interessante se as etapas de produção puderem ser fotografadas para ilustrar o texto de como fazer o passo a passo;
• padronizar o uso do verbo: se no infinitivo ou no imperativo.
2. Após a escrita, solicitar aos grupos que troquem os textos entre si para que os colegas possam contribuir com sugestões que os aprimorem.
3. Após a verificação das sugestões dos colegas, reescrever os textos, fazendo as alterações que julgarem pertinentes.
4. Produzir uma capa e o sumário, para que, agrupando-se as páginas produzidas por cada grupo, componha-se o manual.

Avaliação
Em horário predeterminado e em local apropriado do ambiente escolar, montar uma exposição dos objetos produzidos pelos grupos. Ao lado das peças, identificadas com os nomes dos alunos, deve estar o manual de instrução, com as orientações e etapas de construção de cada uma delas.
Também podem ser apresentados cartazes com o mote da importância da reciclagem. Desse modo, toda a comunidade escolar poderá partilhar do aprendizado construído pelos alunos durante a realização desse projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário