As muitas faces da Mona Lisa
Planejamento para disciplina de Língua Portuguesa do 7º ano do Ensino Fundamental II.
Plano de aula 7º ano
Rosalina Soares
Tema
As muitas faces da Mona Lisa
Disciplina
Língua Portuguesa
Conteúdo
Gênero textual – Biografia
Duração
Quatro aulas
Objetivos
1. Redigir a biografia de Leonardo da Vinci e de outros artistas
plásticos que fizeram releituras da obra Mona Lisa. Para realizar essa
atividade, o aluno deverá:
• aprofundar o conhecimento sobre as características do gênero textual biografia;
• ser capaz de usar adequadamente os recursos linguísticos necessários à escrita desse gênero.
2. Relacionar cada uma das obras estudadas ao contexto histórico em que foi produzida e conhecer suas características.
3. Conscientizar-se do papel da arte na vida humana, despertando e/ou aprimorando o senso estético.
4. Interagir de modo cooperativo com os colegas da turma e/ou demais integrantes da comunidade escolar.
Material
Para pesquisa: fotos, vídeos, jornais, revistas, livros, enciclopédias, catálogos de exposições, internet.
Para organização da exposição: cartolina, pincéis atômicos e folhas A4
para a escrita das biografias e da descrição e dos históricos das obras
selecionadas, computador e impressora.
Atividade motivacional
Perguntar aos alunos se já visitaram algum museu e, em caso de resposta
afirmativa, se fazem isso habitualmente. Conversar com eles sobre o que
são museus e para que servem essas instituições.
Na sequência, perguntar-lhes se já ouviram falar no Museu do Louvre, que
fica em Paris, na França, e convidá-los para visitar esse museu, que
abriga uma das mais famosas obras de arte do mundo – a Mona Lisa –, de
Leonardo da Vinci.
Levar os alunos ao laboratório de informática, onde devem acessar o site do Museu:
MUSEU DO LOUVRE (em francês). Disponível em: <http://www.louvre.fr/llv/commun/home.jsp>. Acesso em: 24/03/2010
MUSEU DO LOUVRE (em inglês). Disponível em: <http://www.louvre.fr/llv/commun/home.jsp?bmLocale=en>. Acesso em: 24/03/2010
Obs.: Nos dois endereços, é possível solicitar a tradução da página.
Embora o objetivo dessa visita seja conhecer a Mona Lisa, permitir aos
alunos que “passeiem” pelo ambiente virtual e apreciem outras obras.
Sugestão
Professor, se julgar conveniente, antes de acessar o site do Museu do
Louvre, use recursos da internet para mostrar aos alunos imagens de
satélite da localização do Museu do Louvre, suas cercanias, a pirâmide
de vidro, etc.
É importante que antes de levar os alunos ao Laboratório de Informática,
você acesse o site e conheça-o bem para poder orientar os estudantes
durante a visita virtual.
Conhecimento prévio
Contato com o gênero biografia, que já deve ter sido trabalhado pelos alunos.
Biografia: narração oral, escrita ou visual dos fatos particulares das
várias fases da vida de uma pessoa ou personagem (gênero literário ou
não) em livro, filme, texto teatral, disco óptico, etc. Quanto à forma,
pode ser elaborada em ordem cronológica ou em forma narrativa.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 42.
Estratégias
Para o desenvolvimento de todas as etapas necessárias à realização deste projeto, propõe-se o seguinte cronograma:
Aula 1 – Atividade motivacional
Aula 2
1. Conversar com os alunos sobre a visita virtual ao Museu do Louvre e
colher suas impressões sobre a obra Mona Lisa. Explicar a eles que obras
famosas geralmente inspiram releituras e propor-lhes uma pesquisa sobre
as releituras da Mona Lisa e de seus autores, sobre os quais devem
escrever biografias. Todo o material produzido fará parte de uma
exposição, que receberá o nome “As muitas faces da Mona Lisa”.
2. Organizar a turma em grupos de, no máximo, quatro alunos. Um grupo
ficará com a obra original e os demais serão responsáveis pelo estudo de
uma ou mais releituras. Sugestões de sites:
MONA LISA MANIA. Disponível em:
<http://www.monalisamania.com/artmain.htm>. Acesso em: 26 mar.
2010. (site em Inglês, Francês, Italiano, Alemão e Espanhol.
SABER CULTURAL. Disponível em:
<http://www.sabercultural.com/template/obrasCelebres/LeonardoDaVinciMonaLisa.html>.
Acesso em: 28 mar. 2010.
Algumas releituras: (Aqui podem ser inseridos apenas os links, caso não seja possível a inserção das imagens).
a) Por Andy Warhol
WARHOL, Andy. Mona Lisa. Disponível em:
<http://mol-tagge.blogspot.com/2009/06/andy-warhol-e-romero-brito.html>.
Acesso em: 26 mar. 2010.
b) Por Fernando Botero
BOTERO, Fernando. Mona Lisa. Disponível em:
<http://ovilacondense.blogspot.com/2004/07/fernando-botero.html>.
Acesso em: 26 mar. 2010.
c) por Salvador Dalí
Dalí, Salvador. Mona Lisa. Disponível em: <http://kafee.wordpress.com/2008/04/08/visual-lies/>. Acesso em: 27 mar. 2010.
d) por Mauricio de Sousa
SOUSA, Mauricio. Mona Lisa. Disponível em: <http://www.monica.com.br/mural/alcance/alcance2.htm>. Acesso em: 26 mar. 2010.
e) Por Vik Muniz
MUNIZ, Vik. Mona Lisa. Disponível em: <http://www.masp.art.br/exposicoes/2009/vik/>. Acesso em: 26 mar. 2010.
f) Por Romero Brito
BRITO, Romero. Mona Lisa. Disponível em:
<http://mol-tagge.blogspot.com/2009/06/andy-warhol-e-romero-brito.html>.
Acesso em: 27 mar. 2010.
Durante essa aula, os grupos pesquisarão sobre a obra escolhida e seu
autor, recolhendo informações sobre eles. Converse com os alunos sobre a
importância de se relacionar as fontes consultadas, pois elas deverão
constar do texto biográfico que será produzido. Em caso de material
colhido na internet, a referência deve seguir este padrão:
Nome do autor (sobrenome em letra maiúscula + nome. Nome do texto/obra
em itálico, se digitado; entre aspas, se manuscrito). Disponível em:
<endereço do site>. Acesso em: dia, mês e ano.
Aula 3
Realizar uma aula com a participação dos professores das disciplinas de
História e de Artes em que se discutam o contexto histórico em que as
obras foram produzidas e as características de cada uma delas.
Aula 4
De posse dos materiais coletados durante a fase de pesquisa, os grupos
escreverão a biografia do pintor cuja obra lhes coube estudar. É
interessante que se combine previamente a estrutura dos textos, de modo
que fiquem padronizados.
1. Para garantir a adequada execução desta etapa, relembrar com os alunos as características do gênero textual.
2. Após a escrita, solicitar aos grupos que troquem os textos entre si
para que os colegas possam contribuir com sugestões que os aprimorem.
3. Após a verificação das sugestões dos colegas, reescrever os textos, fazendo as alterações que julgarem pertinentes.
4. Montar um cartaz com imagens da obra original e texto com biografia
de Leonardo da Vinci. Outros cartazes devem apresentar as releituras e
as demais biografias.
Avaliação
Em horário predeterminado e em local apropriado do ambiente escolar,
montar uma exposição dos cartazes produzidos pelos grupos. Os alunos
devem preparar-se para explicar aos visitantes detalhes das obras, como a
técnica utilizada, suas dimensões, bem como outras informações e
curiosidades a seu respeito. Desse modo, toda a comunidade escolar
poderá partilhar do aprendizado construído pelos alunos durante a
realização desse projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário