quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Explorando a capa dos gibis
Planejamento para disciplina de Lingua Portuguesa – 4º Ano do Ensino Fundamental I.


Disciplina: Português
Conteúdo: Revista de histórias em quadrinhos
Ano de ensino: 4º ano
Tema: Explorando a capa dos gibis.
Objetivo:
Interpretar a capa do gibi da Turma da Mônica.
Material:
Gibis, folha, caderno, lápis e borracha.
Conhecimento prévio:
Conhecer o gibi e sua estrutura.
Atividade motivacional:
Solicite para que os alunos tragam gibis para a escola, a fim de trocar com os amigos e realizar uma Ciranda de Gibis. Essa troca de material tanto pode ser feita na sala de aula como em casa.
Encaminhamento metodológico:
No início da aula, converse com a turma sobre os gibis, explique que são revistas infanto-juvenis que apresentam variadas histórias em quadrinhos. As mais curtas – compostas de até quatro quadrinhos – são chamadas de tiras (ou tirinhas). Na maioria das vezes, as histórias produzidas em forma de quadrinhos têm função de provocar risos no leitor.
Agora, inicie uma roda de ideias, na qual observarão três imagens e terão que responder algumas questões referentes a essas imagens, compostas por capas de três gibis da Turma da Mônica.

 Avaliação:
Agora respondam:
1) Você gosta de ler revistas de histórias em quadrinhos? Qual (is)?
2) Você conhece as revistas, cujas capas estão representadas acima?
3) O que está acontecendo em cada uma das cenas representadas nessas capas?
4) Que sensações e sentimentos cada personagem está representando nas capas?
5) As cenas das capas são engraçadas para os leitores que não conhecem as características dos personagens? Explique?
6) Você acha interessante que as capas de revista em quadrinhos representem cenas cômicas? Por quê?

Outra sugestão é aproveitar algum exemplar trazido por eles e preparar uma dramatização de alguma história contida num dos gibis. Se desejar, faça uma apresentação interna, para a escola ou até mesmo para os pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário