Uma proposta de trabalho por projeto que utilize a nova tecnologia
Atualmente, a escola não satisfaz mais os estudantes e eles não têm interesse nos conteúdos apresentados, pois muitos estão fora de suas necessidades. Conforme estudos desenvolvidos, o trabalho por projetos surge do interesse dos estudantes: buscar o conhecimento suprindo as suas necessidades e, com isso, sua aprendizagem se tornará efetiva e significativa.
O uso da rede mundial de computadores, como ferramenta de grande utilidade para o processo de educação a distância, não deve apenas resolver as questões referentes a distância, mas
deve também, e principalmente, buscar suprir as necessidades de interatividade do aluno com o tema de estudo, bem como valer-se do ferramental tecnológico disponível como forma de aperfeiçoar os aspectos pedagógicos do ensino, permitindo cumprir os principais fatores de uma educação centrada no aprendizado interativo, dinâmico e contextualizado.
(SPENNEMANN, 1997)
Utilizar essa ferramenta em favor da educação é o que se propõe. Não queremos que os estudantes se tornem seres isolados, mas sim que se integrem em uma sociedade cooperativa: "aquilo que necessitamos é de um espírito de cooperação tal que cada um compreenda todos os outros" (PIAGET, 1998). Os estudantes poderão, com o uso de um computador ligado à Internet ou não, se comunicar e interagir com outros estudantes, contribuindo para a transformação de todos e formando conceitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário