Padrões Curriculares
No Brasil, é competência dos estados e dos municípios, a partir das diretrizes nacionais, elaborarem seus próprios currículos, detalhando-os ao nível da prática da sala de aula:
- Conteúdos que podem apoiar a constituição dessas competências;
- Organização e sequenciamento dos conteúdos no tempo;
- Atividades de professores e alunos;
- Insumos didáticos;
- Avaliação e recuperação da aprendizagem.
Em nenhum caso, o exercício de estabelecer objetivos de aprendizagem é apenas técnico e restrito aos professores ou aos pedagogos. Este exercício pode e deve ser acompanhado pelo executivo, pelo legislativo, pelos pais dos alunos e também por outros integrantes da sociedade civil.
Marcos Conceituais
O currículo não é uma área apenas técnica ou pedagógica, mas também política porque seu ponto de partida é o “para que” queremos educar, que mundo queremos que a Educação Básica ajude a construir, que perfil social e político além do profissional, deve ter o cidadão que passou pela escolaridade básica.
Marcos conceituais
Para avançar na compreensão do currículo é importante ter como base uma compreensão comum do que é um currículo. Por essa razão é importante que você atente para o conceito de currículo adotado neste curso.
- a. afirmação de valores educacionais e definição de objetivos de aprendizagem expressas em competências e habilidades que serão desenvolvidas;
- b. adoção de uma concepção curricular que deve presidir a seleção, organização e ordenamento dos conteúdos curriculares que serão mobilizados para ajudar a desenvolver as competências e habilidades previstas nos objetivos de aprendizagem;
- c. afirmação sobre o significado de cada tipo de conteúdo curricular para objetivos de aprendizagem propostas e para a concepção de currículo adotada;
- d. atividades facilitadoras dessas aprendizagens que podem ser realizadas por professores e alunos, expressas em sequências didáticas, situações de Aprendizagem, planos ou projetos de ensino;
- e. formas de avaliação da aprendizagem;
- f. procedimentos de revisão, recuperação e adequação curricular a partir dos dados da avaliação.
Currículo do Estado de São Paulo
Consulte o Currículo
Detenha-se no Currículo da sua disciplina para realizar uma reflexão. Você verá que existe um texto sobre a disciplina e depois a especificação de conteúdos a serem trabalhados de Ensino Fundamental ou de Ensino Médio.
- Você avalia que domina todos esses conteúdos?
- No que deveria aprofundar mais?
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